A Misericórdia de Semide
A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Semide, também denominada Santa Casa da Misericórdia de Semide, foi fundada em 25 de Junho de 1831. O Centro Social Polivalente de Semide (sede da instituição), foi criado através do “Projeto de Luta Contra a Pobreza – Novos Caminhos para a Solidariedade em Miranda do Corvo”, sendo comparticipado pelo Comissariado Regional do Norte da Luta Contra a Pobreza e pela Câmara Municipal de Miranda do Corvo. Através deste projeto foi recuperada/ beneficiada uma antiga habitação degradada, que é hoje a sede da Santa Casa da Misericórdia de Semide.
A instituição participa em algumas parcerias do Concelho de Miranda do Corvo: Núcleo Local de Inserção; Programa Rede Social; Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e Fundo Europeu de Auxilio a Carenciados.
Em 2009, foi criado o Banco de Ajudas Técnicas com o apoio financeiro da Fundação Calouste Gulbenkian, estando disponível para todas as pessoas portadoras de deficiência, doença incapacitante ou com dificuldades de locomoção.
Em 2014, foi criada a Loja Solidária e a Cantina Social, com 55 refeições diárias, através de Protocolo com a Segurança Social e a Câmara Municipal de Miranda do Corvo, assim como a prestação do serviço de Psicologia.